Irani: 49 . 3432 0385
Caçador: 49 . 3567 0174
Oficina: 49 . 3432 0888
Siga-nos:

INFORMATIVOS



Caminhão e ônibus podem ter alerta contra sono para motorista

10/02/2017

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4969/16, do deputado Lincoln Portela (PRB-MG), que inclui o dispositivo de alerta contra sono para motorista como item obrigatório para ônibus, com mais de dez passageiros, e caminhões. Esses equipamentos detectam sinais de sonolência do condutor e emitem aviso sonoro e visual para alerta.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB, Lei 9.503/97), alterado pela proposta, já prevê itens obrigatórios como cinto de segurança e encosto de cabeça.

O sono ao volante é apontado como um dos fatores que mais contribuem para a ocorrência dos acidentes de trânsito no Brasil, afirmou Portela. Estima-se que de 17% a 19% das mortes no trânsito brasileiro, aproximadamente 7 mil por ano, são causadas por pessoas que dormem ao volante.

“Os motoristas profissionais são, sem sombra de dúvidas, os que mais sofrem com esse problema”, afirmou Portela.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tecnologia para adotar a medida já existe. Na Europa existem muitas opções de segurança contra o sono ao volante. No Brasil a Mercedes-Benz tem, desde 2010, um pacote de segurança disponível para o Actros MegaSpace, que contempla aviso sonoro quando o veículo se aproxima de algum objeto, frenagem automática caso o aviso sonoro não seja suficiente e ainda um leitor de faixas, que, uma vez que o motorista sai da faixa sem dar seta, ele treme o banco e corrige a trajetória do veículo, colocando-o de volta na faixa de rolagem correta. Para ônibus, um pacote parecido foi lançado em novembro de 2016, porém também com controle de pressão nos pneus. No coletivo o valor do pacote é 10% do valor bruto do veículo. No caminhão o valor fica entre 10 e 12% do veículo.

Fonte: http://www.penaestrada.com.br/caminhao-e-onibus-podem-ter-alerta-contra-sono-para-motorista/